top of page

O VIZSLA

canil vizsla
Breve Histórico

 

       Os "Huns Magyars" (ancestrais húngaros) aperfeiçoaram seus cães ao longo dos vales do Rio Danúbio por muito tempo desde suas origens. Estes despertaram o fascínio da aristocracia otomana durante a ocupação do território, que logo trataram de aprimorá-los com os plantéis próprios. Os padrões que conhecemos da raça canina Rövidszörü Magyar Vizsla mantiveram-se quase intactos durante toda sua evolução. Acredita-se que este Braco Húngaro, único em pureza entre os caçadores europeus, originou-se a partir de cruzamentos deste cão ancestral Magyar com um lebréu árabe, acredita-se ser o extinto Turkish Yellow Dog e também com o extinto Pannonian Hound.

 

       O Vizsla foi descrito pela primeira vez somente no século XIV e na ocupação otomana da Hungria, porém sabe-se através de imagens pintadas há mais de mil anos, cenas de tapeçarias, quadros e gravuras, que a raça esteve presente há muito mais tempo com o povo Húngaro, desde seus primórdios povoamentos baseados na caça para sobrevivência entre as planícies orientais, e acreditem, são as mesmas imagens que vemos hoje em dia, e reproduzem as mesmas qualidades e funções.

 

       Com as seguidas ocupações e Guerras, opressões da cultura húngara e mudanças ao longo da história da nação, ainda somadas às suas origens aristocráticas na Hungria, temeu-se a extinção do Magyar Vizsla em muitos momentos, principalmente no durante e no pós II Guerra, quando a ocupação comunista Soviética controlava a região e exerciam política de desapropriação das aristocracias remanescentes. Segundo a tradição, a raça foi recuperada com aproximadamente 15 exemplares e por expatriados que levaram seus cães para países como Argentina, EUA e Canadá. No Brasil o Vizsla está presente de forma ainda discreta.

 

Comportamento

 

        Os cães da raça Vizsla são de natureza amorosa, inteligentes, fiéis, carinhosos e equilibrados, velozes e de olfato sensível. São cachorros dóceis, obedientes e fáceis de adestrar. O temperamento do Viszla, como da grande maioria dos cães apontadores, é marcado pela docilidade e facilidade de aprendizado.

        Extremamente delicados com crianças, quando descansam e estão calmos, os Vizslas alcançam o status de euforia muito rápido se são estimulados a brincar. Pode-se jogar bolinha e lançá-la mais de 100 vezes, o seu amigo sempre terá mais energia para gastar. Se dão bem com as crianças, desde que elas os tratem com respeito. São enérgicos e gostam muito de correr e brincar com seus donos.

        De respeitoso porte e gentil imponência, o formoso Braco acaba por intimidar muitas pessoas que não conhecem a raça, e muitas vezes por tal reação o Vizsla tem mais uma vez seus instintos ancestrais ativados, pode querer 'investigar' por si só a pessoa que se desconfortou com ele. Agressividade, medo e repulsão a água devem ser rechaçados e não estimulados.

 

Aspecto

 

       É um cão robusto médio e de dorso curto, constituição física musculosa. Com resistência e explosão muscular e muita, ressaltamos, muita velocidade. Tem a cabeça musculosa e um focinho quadrado que se estreita gradualmente. Espera-se o peito proeminente e aberto, pequena mancha branca no peito é aceito nos padrões da raça. É possível encontrar Vizslas de cores Trigo e ou, Dourado ou Vermelho-dourado uniformes. Menos comuns são os muito claros e estes devem ser privados de exposições e procriação. Ventre levemente côncavo. Suas orelhas são finas, sedosas, largas e seus olhos são ovais e castanhos, apesar das variâncias em azul, verde e amarelo.

 

Altura: Machos - (56 - 66 cm);   Fêmeas - (51 - 61 cm).

Peso:    Machos - (20 - 29 kg);    Fêmeas - (18 - 25 kg).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Adestramento

 

     O seu novo amigo Vizsla requer muito contato físico e é sensível à brutalidades. Educá-lo é essencial para conseguir controlá-lo. O Braco Húngaro é considerado por muitos da canicultura como o mais refinado dos Bracos e dos Pointers, o mais completo amigo de aponte, companhia e brincadeiras. Seu novo amigo gosta muito de bolinhas e outros objetos para lançamento e de todas as brincadeiras que propor. Sem exitar o cão mostrará toda sua força muscular e explosão de energia, e não convém bloqueá-los e privá-los de brincar e interagir.

     Altamente treinável, requer esforço de interação com o dono e a família, estar sempre adestrando e agindo da mesma forma com o cão entre os integrantes, para que o Vizsla não se confunda com diferentes comandos e treinamentos. Deve-se seguir fielmente o adestramento por todos os indivíduos envolvidos. Por ser um cão bastante apegado ao dono, não é adequado para aqueles proprietários que precisam se ausentar por longos períodos de tempo. Muito obediente e apegado, demanda muito amor e vai obter um melhor desempenho no adestramento se este o for conduzido pelo próprio proprietário e sua família.

       Sua dinâmica de trabalho, no campo e na cidade, pode ser facilmente direcionada para qualquer atividade desejada pelo dono, desde que com repetição dos comandos perfeitamente sincronizados com os envolvidos, família e amigos. Acompanham seus donos em diversas atividades propostas pelo proprietário como nado, caça de aponte ou com rapineiros, caça de batida, provas de agility e obediência, rally, flyball, busca e resgate, faro de trufas, caminhadas, cão-guia e de companhia, sendo o Vizsla o cão mais versátil e elegante. Lhe renderam bons apelidos durante sua propagação ao redor do mundo, como “the rich man’s hunting dog” e “velcro dog”.

 

       Espetacular na caça, descrito por toda a literatura sobre a raça, desempenha um aponte seguro e é também um excelente recuperador, rápido em encontrar a presa, é capaz de caçar de modo perfeito. O Vizsla ocupa um seletíssimo grupo de Cães HPR, "Hunting" caçar, "Pointing" apontar e "Retrieving" buscar. O Vizsla é o cão versátil que combina com perfeição as qualidades do Setter, do Pointer e do Retriever, no campo, bosques ou água. Seus ancestrais estão diretamente ligado à Falcoaria do leste europeu, e todos os dias devemos lembrar de sua origem e o quão especial são.

 
Cuidados específicos

 

       Ainda que o Vizsla seja um cachorro de aspecto atlético, é recomendado mantê-lo dentro de casa com a família, uma vez que ele é um cão muito sensível e não gosta de estar separado de seus familiares. É recomendado, ainda, proporcioná-lo um jardim e exercícios físicos regulares. Quando se aborrece, pode tornar-se um pouco destrutivo, mas uma boa corrida resolveria qualquer mau humor. Se muito provocado e tratado com rispidez, pode-se tornar um cão acuado e com medo e assim, não exacerbar suas qualidades natas e ancestrais.

     Sempre é bom manter um lugar específico que seja do cãozinho, bem acolchoado, seco e aquecido, para que torne a relação de confiança com os que o manejam o mais amorosa possível. Você sempre irá encontrá-lo perto da lareira, ou ao sol, deitado em algo quente até mesmo em cima dos donos. Muito alerta e conectado com o que passa ao seu redor, os Vizslas costumam saudar e avisar a chegada de pessoas, porém nunca irão se mostrar violentos. Muito ativos, é difícil vê-los presos por correntes e coleiras, necessitam um raio grande de espaço em relação ao dono, para correr, farejar, e traçar seu espaço, porém muito fiéis, sempre voltam quando são chamados e se bem educados.

      Pelagem: Não precisa muitos cuidados e não solta o pelo a ponto de ser um problema em nenhum lar. Sua pelagem é impermeável o que o torna ainda mais um nadador e amante da água nato. Sua pelagem curta é densa e macia, com uma camada apenas que o protege do frio (subpelo), mas não se trata de um cão que deva dormir ao relento ou sem abrigo, pelo contrário adora um bom cobertor.

 

 

Saúde e higiene
 

O Vizsla não possui tendência a enfermidades específicas, os problemas que o afetam são os comuns de muitas raças. Os Vizslas estão mais propensos a alergias e alguma intolerância que remetem à sua sensibilidade e peles sensíveis.

Seu novo amigo é muito higiênico, todos os exemplares o são. Se limpam constantemente e podem tomar banhos regulares desde que com sabonetes neutros. Já foram descritos em sua literatura, habilidades que se assemelham aos felinos, na utilização das suas patas e hábitos de higiene.

 

vizsla filhote
Filhote vizsla sao paulo
braco hungaro
vizsla disponível
vizsla sp

Alguns Vídeos sobre o incrível Vizsla

bottom of page